São os 4 pilares básicos de QUALQUER estratégia!
O conceito do Mix de Marketing (ou 4 P´s) remonta a década de 1960. Isso mesmo, a internet era um projeto de gaveta ainda.
Vários estudiosos já falavam sobre o assunto, mas o conceito mais difundido até hoje é o de Jerome McCarty que propôs as seguintes variáveis, que são:
Primeiramente nasce a ideia, mas sem a materialização. Ao resolver materializar-se, surge planejamento, a fase inicial de qualquer empresa. Nesta etapa, são levantadas informações relevantes sobre os 4 P´s do Marketing: Praça, Produto, Preço e Promoção.
Quais são os 4 p´s?
Produto
É a base da existência das empresas. É o produto que satisfaz as necessidades dos consumidores e oferece benefícios para a sua vida. E é em torno dele que os outros P´s são criados.
O mix de produtos/serviços está fortemente relacionado à Praça. Cada local (bairro, cidade ou município) tem um custo de vida diferenciado. Dessa forma, dentro da estrutura de custos, o valor do aluguel ou as condições para manter uma empresa em naquele local, devem ser observados.
Outro ponto de impacto é o nível socioeconômico dos consumidores. Sendo assim, os produtos e/ou serviços devem ser pensados para diferentes personas (cliente ideal), considerando o local da empresa.
Praça
Refere-se aos canais de distribuição. Ou seja, como o produto vai chegar até o cliente. A praça impacta diretamente nos Produtos Ofertados e nos Preços que serão praticados.
Ou seja, o local adequado para a instalação da empresa. Nesta etapa são levantados dados socioeconômicos importantes que vão balizar ações estratégicas da empresa, como o Planejamento Estratégico e a Precificação, por exemplo.
Preço
Uma vez definida a Praça e os Produtos a serem ofertados, cabe aos gestores do negócio definirem as estratégias de Preço. Cada produto pode ter uma estratégia de preço diferente, pois cada produto pode ter uma persona diferente.
Portanto, é importante buscar acertar nas estratégias de preço que se pretende implantar e na precificação dos produtos, pois esse é um dos principais motivos para o fracasso das empresas.
Promoção
As promoções, por sua vez, são determinadas pelos três fatores acima. É aqui que é determinado quais os canais e/ou veículos de comunicação usaremos em nossa estratégia.
s Promoções, por sua vez, são determinadas pelos quatro fatores acima. A praça pode impactar caso a empresa opte por locar um outdoor, por exemplo. Ou mesmo em plataformas de tráfego, como o Google e o Facebook, por conta do orçamento disponibilizado ser muito robusto.
Além disso, a estratégia de preço, a depender do produto, pode minar as promoções, caso o gestor opte pela Estratégia de Valor Supremo – produto de alta qualidade a preço baixo.
São possibilidades que podem ser exploradas.
Dessa forma, conclui-se que o Mix de Marketing é um dos fatores determinantes para o sucesso da empresa. Além disso, o investimento que a empresa faz em marketing deve estar inserido no valor final do produto.
Afinal, Marketing é investimento!