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Afinal, o que é o Mix de Marketing?

Como o Mix de Marketing impacta no planejamento e na dinâmica do seu negócio
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São os 4 pilares básicos de QUALQUER estratégia!

O conceito do Mix de Marketing (ou 4 P´s) remonta a década de 1960. Isso mesmo, a internet era um projeto de gaveta ainda.

Vários estudiosos já falavam sobre o assunto, mas o conceito mais difundido até hoje é o de Jerome McCarty que propôs as seguintes variáveis, que são:

Primeiramente nasce a ideia, mas sem a materialização. Ao resolver materializar-se, surge planejamento, a fase inicial de qualquer empresa. Nesta etapa, são levantadas informações relevantes sobre os 4 P´s do Marketing: Praça, Produto, Preço e Promoção.

Quais são os 4 p´s?

Produto

É a base da existência das empresas. É o produto que satisfaz as necessidades dos consumidores e oferece benefícios para a sua vida. E é em torno dele que os outros P´s são criados.

O mix de produtos/serviços está fortemente relacionado à Praça. Cada local (bairro, cidade ou município) tem um custo de vida diferenciado.  Dessa forma, dentro da estrutura de custos, o valor do aluguel ou as condições para manter uma empresa em naquele local, devem ser observados.

Outro ponto de impacto é o nível socioeconômico dos consumidores. Sendo assim, os produtos e/ou serviços devem ser pensados para diferentes personas (cliente ideal), considerando o local da empresa.

Praça

Refere-se aos canais de distribuição. Ou seja, como o produto vai chegar até o cliente. A praça impacta diretamente nos Produtos Ofertados e nos Preços que serão praticados.

Ou seja, o local adequado para a instalação da empresa. Nesta etapa são levantados dados socioeconômicos importantes que vão balizar ações estratégicas da empresa, como o Planejamento Estratégico e a Precificação, por exemplo.

Preço

Uma vez definida a Praça e os Produtos a serem ofertados, cabe aos gestores do negócio definirem as estratégias de Preço. Cada produto pode ter uma estratégia de preço diferente, pois cada produto pode ter uma persona diferente.

Portanto, é importante buscar acertar nas estratégias de preço que se pretende implantar e na precificação dos produtos, pois esse é um dos principais motivos para o fracasso das empresas.

Promoção

As promoções, por sua vez, são determinadas pelos três fatores acima. É aqui que é determinado quais os canais e/ou veículos de comunicação usaremos em nossa estratégia.

s Promoções, por sua vez, são determinadas pelos quatro fatores acima. A praça pode impactar caso a empresa opte por locar um outdoor, por exemplo. Ou mesmo em plataformas de tráfego, como o Google e o Facebook, por conta do orçamento disponibilizado ser muito robusto.

Além disso, a estratégia de preço, a depender do produto, pode minar as promoções, caso o gestor opte pela Estratégia de Valor Supremo – produto de alta qualidade a preço baixo.

São possibilidades que podem ser exploradas.

Dessa forma, conclui-se que o Mix de Marketing é um dos fatores determinantes para o sucesso da empresa. Além disso, o investimento que a empresa faz em marketing deve estar inserido no valor final do produto.

Afinal, Marketing é investimento!

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Victor Hugo Vassalo

MBA em Gestão de Negócios pela USP, especialista em Negócios Digitais, tráfego online e Gestor de Projetos Digitais.

Meu objetivo é ajudar pessoas e empresas a criarem e desenvolverem sua presença digital e explorar todo o potencial da internet para venderem seus produtos e serviços!

Vem Comigo!

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