Bem, vou contar um case a vocês!
Mário é o proprietário de um negócio local em Santa Maria-DF. Sempre anunciou em jornais, mídia indoors e outdoors. Um belo dia, Mário conversou com um especialista em tráfego da nossa equipe para tirar algumas dúvidas.
Neste dia, ele ficou sabendo que existem formas de avaliar quantas pessoas entraram em contato e por quais canais. Dessa forma, ele conseguiu traçar um perfil das pessoas que mais compram dele.
Com isso, passou a focar a propaganda do seu consultório no Google e no Facebook Ads. Todo o seu material era levado para as pessoas que faziam parte desse perfil traçado ou que tinha similaridade com ele.
Mário foi gradativamente largando anúncios em mídias offline. Num determinado dia, o dono do Outdoor em que Mário locava por R$ 900/mensais tentou argumentar com ele:
🗣 – “Milhares de pessoas passam em frente do seu outdoor diariamente!”
Mário, agora bem instruído de onde seus investimentos trazem mais retornos, disse a ele:
🗣 – “Você consegue me dizer quantas pessoas veem esse outdoor por dia? Consegue me dizer quantas pessoas entraram em contato? Ou melhor, consegue me dizer quem entrou em contato?”
O silêncio tomou conta da sala.
Essa é uma história verídica (com nome fictício) de um de nossos clientes. Pode ser estendida, análogamente a muitos outros empreendedores que não possuem tanto conhecimento em marketing e passam apuros na hora de divulgar seu produto ou serviço.
Antes de conhecer o nosso trabalho, ele anunciava em diversas mídias offline. Não conseguia mensurar resultados e tampouco otimizar o orçamento destinado.
As mídias de massa não conseguem apresentar os dados relacionados a eficácia do seu serviço de publicidade. Nem o querem fazer!
Apresentamos para ele os conceitos de ROI, ROAS e LTV. Basicamente inventamos a roda na frente dele.