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Big Idea: o que é e como aplicar?

Saiba como impactar os seus leitores com a sua grande ideia!
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Todo negócio de sucesso começou com uma ideia. Todo negócio foi projetado para satisfazer um desejo ou resolver uma dor.

O conceito da Big Idea é solidificar as ideias na mente do seu público. Foi utilizado pela primeira vez pelo publicitário David Ogilvy, que definiu como uma ideia que é instantaneamente compreendida como importante, excitante e benéfica. Também leva a uma conclusão inevitável, uma conclusão que facilita a venda do seu produto.”

Portanto, a Big Idea deve ser o mantra da sua empresa.

Como construir uma Big Idea?

A Grande Ideia (Big Idea) precisa chamar imediatamente a atenção do leitor. E para chamar a atenção do leitor, precisa ser apenas uma ideia.

A ideia precisa ser:

  • Chamar a atenção do seu público consumidor;
  • Aflorar as emoções, influenciando na decisão do publico alvo;
  • Ter originalidade e contraintuitiva, colocando aquela pulga atrás da orelha do seu público;
  • Ser fácil de entender

A sua grande ideia precisa ser algo novo e fora da curva, para trabalhar o convencimento das pessoas, explorando os sentimentos do seu público.

Como utilizar a big ideia nos seus textos

Explorar todas as funções e benefícios de um produto, serviço ou solução parece ser o mais lógico a fazer quando se quer vender algo.

Mas usar todas a munição disponível de uma vez só, resulta em perda de atenção pelo excesso de opções.

Dados, histórias, depoimentos devem ser usados com o mesmo objetivo: fortalecer e vender a ideia central e causar uma única emoção para que o leitor tome uma única ação.

Um texto persuasivo precisa ter uma grande ideia, mexe com uma emoção e fomenta uma ação. E hoje vamos focar apenas na Big Idea.

Todo e qualquer texto precisa deixar claro a direção que o usuário deve seguir, impedindo que ele desvie o caminho. Ou seja, conduzir o seu usuário pelo caminho que você quer que ele trilhe.

A verdadeira função da Big Idea

Antes de começar a redigir o seu texto pense em como quer que ele seja lembrado. Isso não diz respeito a uma frase ou excerto do texto, mas a compreensão de toda argumentação textual.

Desse modo, o seu texto precisa ter uma ideia simples e resumida, como uma sinopse de um filme, por exemplo.

Por isso, a verdadeira função da Big Idea é transmitir a ideia central usando poucas palavras de forma simples, sendo original e focando nas emoções do seu público.

O que uma Big Idea precisa ter?

A primeira sensação que a sua Big Idea deve causar ao leitor é um aspecto de novidade. O usuário bate o olho e pensa “Uau! Preciso compartilhar isso!”

Esse ímpeto de dividir o conteúdo o conteúdo com outras pessoas tornam o seu texto valioso. Quando assistimos ou lemos algum material extremamente útil, original e transformador, sentimos o desejo de passar a informação adiante para que outras pessoas também tenham acesso.

Ao compartilhar algo engraçado, útil, interessante e transformador com outra pessoa, e ela também sente que aquele conteúdo foi impactante, ganhamos pontos.

Como definir a Big Idea perfeita

A Big Idea perfeita não nasce da noite para o dia.

É o processo de construção de uma ideia central passa por uma extensiva pesquisa para entender profundamente sua audiência.

A Big Idea será guiada pelo nível de consciência do seu possível cliente, ou seja, o que ele já sabe sobre:

  • Quem é você?
  • Quais os benefícios do seu produto ou serviço?
  • Quais os problemas eles resolvem?
  • Quais as soluções disponíveis no mercado?

As respostas vão ditar o quê e como você conduzir a escrita:

Conhecendo os benefícios do seu produto, você certamente saberá o perfil ideal do seu público consumidor. Quanto mais consciente o possível cliente for do problema, mais direta deve ser a abordagem.

É mais fácil porque não é preciso educar nem seduzir o seu futuro cliente.

Porém, não dá pra ser tão direto quando:

  • Não há confiança nos resultados da oferta;
  • O cliente não acredita que seu problema tenha solução;
  • O consumidor não vê necessidade da solução do seu problema;

Quando alguma, ou todas essas características estão presentes, é preciso escolher uma abordagem mais sutil e indireta. Ou se o produto é mais complexo, ou inovador, por isso precisa de mais informações.

No entanto, ser sutil não significa ser evasivo, tedioso ou demorar para chegar na oferta. Muito menos escrever algo interessante, mas sem relevância para a IDEIA ÚNICA.

Pronto para usar estrategicamente a sua Big Idea?

A sua grande ideia é um gatilho mental que você deve explorar com cuidado, usando na medida certa. Por isso, espero que após as dicas presentes neste artigo você faça a sua ideia impregnar na cabeça dos seus leitores.

Crie o seu conceito, foque em conduzir os seus usuários a um caminho único e coloque a sua grande ideia no seu site, páginas de vendas, e-mail marketing e toda sua comunicação textual.

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Victor Hugo Vassalo

MBA em Gestão de Negócios pela USP, especialista em Negócios Digitais, tráfego online e Gestor de Projetos Digitais.

Meu objetivo é ajudar pessoas e empresas a criarem e desenvolverem sua presença digital e explorar todo o potencial da internet para venderem seus produtos e serviços!

Vem Comigo!

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