Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on telegram
Share on email

Fechei um contrato errado, e agora?

Saiba como evitar e como remediar contratos indesejados!
contrato errado

Por vezes, no impulso, empreendedores fecham contrato com uma Agência que, num primeiro momento, pareceu a ideal. Depois de um tempo, observa-se que não era aquilo que queria, pois contratou um Designer ao invés de uma equipe de Marketing. Por fim, fica preso a um contrato assinado precipitadamente.

Durante os últimos posts, o planejamento teve uma importância acentuada. Foram elencadas as vantagens no desenvolvimento de ações de marketing coordenadas, atribuindo a devida importância às ações que PODEM SER MENSURADAS.

Sendo assim, antes de contratar qualquer prestador de serviços, equipe ou blogueiros/influencers para veicular suas campanhas, faz-se necessário definir os indicadores e os objetivos de cada ação.

A assertividade do que se espera do seu prestador de serviços poderá economizar algum dinheiro e muita dor de cabeça. Aqui vai algumas dicas!

O que fazer para evitar contratos errados?

1. Alinhe as expectativas

Indicadores de Desempenho (KPI´s)

Defina os indicadores de desempenho para que se avalie o sucesso de determinada ação. Isso faz com que o investimento seja otimizado, ao mesmo tempo em que gera uma curva de aprendizagem para ações futuras. Cabe ressltar que as metas devem seguir a metodologia SMART, para que não sejam irreais.

Por ex.: Investimento R$ 100 e espero 20 contatos para o produto “x” (aceitação média).

Bônus

Negocie o valor da prestação de serviços e condicione aos resultados que devem ser alcançados. Além disso, cobre reuniões periódicas para manter a singularidade das ações.

Por ex.: Espero um ROI de 500%. Caso o prestador supere as expectativas, bonifique-o.

Avaliação de Resultados

Imediatamente após o encerramento de uma ação, devem ser avaliados os resultados. Depois de mensurar, é a hora de novamente planejar, agora com possibilidade de melhorar o que não foi bom na avaliação anterior.

Há muitas coisas que devem ser consideradas, como as datas sazonais e acontecimentos pontuais.

2. O que evitar em contratos

Por fim, é recomendável evitar cláusulas de fidelidade, a menos que sejam estritamente necessárias. Por fim, acompanhar de perto os resultados e, se possível, destacar um funcionário para cuidar dos relatórios e das reuniões com o prestador.

Ficar preso a um contrato de seis meses ou um ano, por exemplo, pode ser prejudicial para sua empresa. Isso pode fazer com o desenvolvimento fique prejudicado.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com alguém que possa se beneficiar desse conhecimento!

Me acompanhe nas Redes Sociais!

Victor Hugo Vassalo

MBA em Gestão de Negócios pela USP, especialista em Negócios Digitais, tráfego online e Gestor de Projetos Digitais.

Meu objetivo é ajudar pessoas e empresas a criarem e desenvolverem sua presença digital e explorar todo o potencial da internet para venderem seus produtos e serviços!

Vem Comigo!

Comentários

Conteúdos Relacionados

Quer aumentar as suas vendas?

Ganhe uma Sessão Estratégica Totalmente Gratuita!

Converse com um especialista durante 30 minutos sobre as dificuldades da sua empresa e saia desse encontro sabendo TUDO sobre Tráfego Pago.