Por vezes, no impulso, empreendedores fecham contrato com uma Agência que, num primeiro momento, pareceu a ideal. Depois de um tempo, observa-se que não era aquilo que queria, pois contratou um Designer ao invés de uma equipe de Marketing. Por fim, fica preso a um contrato assinado precipitadamente.
Durante os últimos posts, o planejamento teve uma importância acentuada. Foram elencadas as vantagens no desenvolvimento de ações de marketing coordenadas, atribuindo a devida importância às ações que PODEM SER MENSURADAS.
Sendo assim, antes de contratar qualquer prestador de serviços, equipe ou blogueiros/influencers para veicular suas campanhas, faz-se necessário definir os indicadores e os objetivos de cada ação.
A assertividade do que se espera do seu prestador de serviços poderá economizar algum dinheiro e muita dor de cabeça. Aqui vai algumas dicas!
O que fazer para evitar contratos errados?
1. Alinhe as expectativas
Indicadores de Desempenho (KPI´s)
Defina os indicadores de desempenho para que se avalie o sucesso de determinada ação. Isso faz com que o investimento seja otimizado, ao mesmo tempo em que gera uma curva de aprendizagem para ações futuras. Cabe ressltar que as metas devem seguir a metodologia SMART, para que não sejam irreais.
Por ex.: Investimento R$ 100 e espero 20 contatos para o produto “x” (aceitação média).
Bônus
Negocie o valor da prestação de serviços e condicione aos resultados que devem ser alcançados. Além disso, cobre reuniões periódicas para manter a singularidade das ações.
Por ex.: Espero um ROI de 500%. Caso o prestador supere as expectativas, bonifique-o.
Avaliação de Resultados
Imediatamente após o encerramento de uma ação, devem ser avaliados os resultados. Depois de mensurar, é a hora de novamente planejar, agora com possibilidade de melhorar o que não foi bom na avaliação anterior.
Há muitas coisas que devem ser consideradas, como as datas sazonais e acontecimentos pontuais.
2. O que evitar em contratos
Por fim, é recomendável evitar cláusulas de fidelidade, a menos que sejam estritamente necessárias. Por fim, acompanhar de perto os resultados e, se possível, destacar um funcionário para cuidar dos relatórios e das reuniões com o prestador.
Ficar preso a um contrato de seis meses ou um ano, por exemplo, pode ser prejudicial para sua empresa. Isso pode fazer com o desenvolvimento fique prejudicado.