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A ideia: primeiro passo de cada negócio

Os passos que antecedem a materialização de um negócio
2. A ideia

A estória politicamente correta é a de que a teoria da gravidade foi formulada depois que uma maçã caiu sobre a cabeça de Sir Isaac Newton, em 1666. Newton questionava o fato de a maçã cair sempre em direção ao centro da Terra e nunca perpendicularmente ou “para cima”. Neste fatídico dia, Newton iniciava sua jornada rumo a um dos maiores estudos da história humana: A teoria da Relatividade.

Logo, cabe aqui aquela máxima clichê de que “toda viagem começa com o primeiro passo”. No exemplo acima, Isaac Newton teve a ideia e começou a trabalhar nela. A maçã cair foi o primeiro passo. O segundo passo em diante foi a operacionalização e o árduo trabalho para tirar a ideia do papel. No mundo dos empreendedores é assim.

Após a ideia ser validada, cabe ao empreendedor verificar se legalmente é possível. Depois disso, verificar quem são seus concorrentes e qual a barreira  para novos entrantes no mercado. Feito isso, o ideal é a construção de um Plano de Negócios – ou as metodologias ágeis (como o Canvas), para saber o quanto de dinheiro a ideia precisa para sair do papel, saber o ponto de equilíbrio, as projeções de receitas e despesas, a cadeia de fornecedores, os custos fixos e variáveis e tudo o que pode impactar o negócio.

Todas as informações acima não garantem o sucesso da empresa, mas indicam a viabilidade econômico-financeira do empreendimento e servem como suporte para investidores aplicarem dinheiro na ideia, como instituições financeiras e sócios, por exemplo. Munido de tais informações, agora é focar no Planejamento Estratégico.

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Victor Hugo Vassalo

MBA em Gestão de Negócios pela USP, especialista em Negócios Digitais, tráfego online e Gestor de Projetos Digitais.

Meu objetivo é ajudar pessoas e empresas a criarem e desenvolverem sua presença digital e explorar todo o potencial da internet para venderem seus produtos e serviços!

Vem Comigo!

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