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Por que as empresas fracassam?

As principais causas da mortalidade de empresas no Brasil
blog corleone. Apresentação

Esse material se destina a empreendedores em nível iniciante, que querem tirar uma ideia do papel, mas não possui conhecimento em gestão e administração de negócios. Além disso, um dos objetivos específicos deste é demonstrar a convergências entre a gestão e as ações de marketing – mix de marketing (4 P´s), bem como o quão produtivo é agregar tais conhecimentos.

O conteúdo programático elenca desde a concepção da ideia e o Planejamento Estratégico, passando por Análise de Mercado, Perfil Socioeconômico do cliente, precificação, até chegar às estratégias e ferramentas de marketing e como elas impactam no seu negócio como um todo.

É fundamental passar a compreensão que, ao abrir um negócio ou comercializar um ideia, não basta apenas abrir uma conta de Instagram ou aproveitar a pseudopopularidade obtida nas redes sociais para ter sucesso no mundo dos negócios. Segundo dados do SEBRAE, apenas 2 em cada 9 empresas sobrevivem após os primeiros dois anos de vida. Pode ser que haja um retorno a curto prazo, mas não se sustenta a longo prazo.

Os principais motivos estão atrelados ao Planejamento Prévio, Gestão Empresarial e Comportamento Empreendedor. Além disso, o constante aperfeiçoamento, investimento em conhecimento e aferição de métricas são atributos indispensáveis aos gestores de negócio.

Dentre outros fatores elencados pelo estudo “Causa Mortis” do SEBRAE estão: 1) a falta de diferenciação do patrimônio pessoal e da empresa; 2) falta de conhecimento tributário do segmento; 3) falha no planejamento ou na execução; 4) falta de um diferencial competitivo e; 5) falta de planejamento estratégico e de marketing.

Portanto, é importante realizar um estudo prévio sobre o segmento, explorando os nichos de mercado e as empresas concorrentes no setor. Saber também quem são os players mais relevantes desse mercado. Além de analisar, sob o viés legal, aspectos trabalhistas, tributários e legais para o pleno exercício das atribuições da empresa. Esse é o ponto que vamos passar nos próximos posts.

Aguardem cenas dos próximos episódios!

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Victor Hugo Vassalo

MBA em Gestão de Negócios pela USP, especialista em Negócios Digitais, tráfego online e Gestor de Projetos Digitais.

Meu objetivo é ajudar pessoas e empresas a criarem e desenvolverem sua presença digital e explorar todo o potencial da internet para venderem seus produtos e serviços!

Vem Comigo!

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