O mapeamento de custos e despesas de uma empresa é imprescindível, em todos os níveis. A falta de acompanhamento pode levar ao descontrole financeiro , o que pode ser nocivo ao seu negócio. Esse é o ponto que leva muitas empresas ao fracasso. Portanto, é um fator muito importante à qualquer negócio.
No entanto, muitas pessoas deixam essa importante tarefa em segundo plano, optando por focar em outros setores como comercial, prospecção de clientes e o aprimoramento do produto. A gestão de custos pode inclusive se tornar um diferencial para seu produto ou serviço. Por isso, atente-se aos custos da sua empresa.
Custos x Despesas
Para um mapeamento correto, faz-se necessário diferenciar os conceitos, dada a proximidade de significados. É muito comum essas despesas serem confundidas. Pois há gastos tanto na produção direta do produto, quando na produção indireta do produto.
O que são Despesas?
As despesas são os gastos de uma empresa para manter sua estrutura funcionando, porém, não tem influência direta na geração dos produtos ou serviços que são comercializados. Por exemplo, serviços de limpeza, segurança, administrativos e recepção em um consultório de dentista.
O que são Custos?
Já os custos são atribuídos ao produto. Ou seja, as despesas relacionadas a atividade fim, como os insumos relacionados à prestação do serviço, os profissionais especializados. No exemplo acima, podem ser considerado custos os insumos relacionados à prestação do serviço, como flúor, fio dental, antisséptico bucal, entre outros. Além de despesas com pessoal, no caso os dentistas e os seus auxiliares
Os custos, por sua vez, podem ser divididos em Custos Diretos e Custos indiretos.
Custos Diretos
Os Custos Diretos são os que estão diretamente ligados a um produto ou serviço. São mensuráveis e devem ser inclusos de forma direta no cálculo de precificação do produto. São exemplos: Matéria prima, mão de obra direta, encargos diretos, entre outros.
Custos Indiretos
Os Custos Indiretos são aqueles que não estão relacionados diretamente a produtos específicos, mas ainda sim tem sua importância no processo de produção ou prestação de serviços. Apesar de terem sua parcela de importância, podem ser submetidos a critérios de alocação. São exemplos: Vigilância, limpeza, manutenção de equipamentos.
Além disso, os custos podem ser divididos em Custos Fixos e Custos Variáveis.
Custos Fixos
Os Custos Fixos são aqueles que não variam pelo volume de produção, como aluguel, serviços de segurança e telefonia.
Custos Variáveis
Já os Custos Variáveis são aqueles ligados diretamente à produção da empresa, que podem sofrer alterações de um período para outro. São exemplos: Matéria prima (quanto maior é a produção, mais material é utilizado), comissão de vendas e fretes de venda, por exemplo.
Tendo os objetivos estratégicos e a estrutura de custos de forma clara, torna-se possível saber qual o orçamento para investir em marketing, considerando a capacidade produtiva da empresa. Tais informações permitirá a sua empresa investir precisamente nas necessidades da empresa e, ainda, otimizar o orçamento em Marketing.
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