Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on telegram
Share on email

Planejamento Estratégico

Como os objetivos e metas impactam na visão de futuro da empresa

Segundo o SEBRAE (2016), é o começo de tudo. É a visão de futuro da organização, que estrutura fatores ambientais internos e externos, bem como valores visão e missão da empresa. Trata-se do documento que auxilia as empresas a atingirem seus objetivos primários, por meio da alocação precisa de recursos e do cumprimento de metas e objetivos.


O Planejamento se desdobra em três níveis: Estratégico , Tático e Operacional . As decisões tomadas no Planejamento Estratégico são de responsabilidade dos donos ou gestores do negócio.

Nível Estratégico

No nível Estratégico, as ações são pensadas em longo prazo, portanto deve ser revisado e atualizado continuamente, tendo em vista a incapacidade de prevermos acontecimentos futuros. As ações geralmente são pensadas para o período de 5 a 10 anos. Grandes empresas conseguem planejar até mais tempo. O ideal é assegurar que não haja grandes variações entre o planejado e o que fora executado.

Nível Tático

No nível Tático , as ações são pensadas no médio prazo, geralmente são executas em 1 a 3 anos, e as decisões podem ser tomadas por gerentes e executivos, não apenas pela alta direção.

Neste ponto, ocorre a materialização do planejamento estratégico, sendo criados os planejamentos de marketing , produção , pessoal e financeiro. Ou seja, o plano Tático interpreta o plano Estratégico para concretizar os planos.

Nível Operacional

No nível Operacional é de onde saem as ações traçadas no plano Tático para atingir os objetivos Estratégicos. Geralmente, são aplicados no período de 3 a 6 meses. Neste plano, são ações menores que envolvem todos os funcionários da empresa.

Cabe ressaltar que são planos interdependentes, porém integrados. O sucesso de um depende do execução de outro. Caso haja discordância ou não haja planejamento de ações, terá impacto direto nas metas e indicadores de desempenho.

Outro ponto que precisa estar alinhado aos objetivos estratégicos da empresa é a sua Estrutura de Custos.

Para saber mais, baixe o nosso e-book!

Gostou do conteúdo? Compartilhe com alguém que possa se beneficiar desse conhecimento!

Me acompanhe nas Redes Sociais!

Victor Hugo Vassalo

MBA em Gestão de Negócios pela USP, especialista em Negócios Digitais, tráfego online e Gestor de Projetos Digitais.

Meu objetivo é ajudar pessoas e empresas a criarem e desenvolverem sua presença digital e explorar todo o potencial da internet para venderem seus produtos e serviços!

Vem Comigo!

Comentários

Conteúdos Relacionados

Quer aumentar as suas vendas?

Ganhe uma Sessão Estratégica Totalmente Gratuita!

Converse com um especialista durante 30 minutos sobre as dificuldades da sua empresa e saia desse encontro sabendo TUDO sobre Tráfego Pago.